Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
9

[ RESENHA ] Adultério - Paulo Coelho

Título Original: Adultério
Autor: Paulo Coelho
Ano: 2014
Gênero: Literatura Brasileira
Editora: Sextante
Número de páginas:  240
Nota pessoal:  3/5

“Minhas amigas acham que tenho sorte – porque minto para elas dizendo que fazemos amor com frequência, assim como mentem para mim dizendo que não sabem como o marido delas consegue manter o mesmo interesse. Afirmam que o sexo no casamente só é prazeroso nos primeiros cinco anos e que, depois disso, é preciso um pouco de “fantasia”. Fechar os olhos e imaginar que seu vizinho está em cima de você, fazendo coisas que seu marido jamais ousaria. Imaginar-se sendo possuída por ele e por seu marido ao mesmo tempo, todas as perversões possíveis e todos os jogos proibidos.”  Pág. 11

O Paulo Coelho figura com desenvoltura entre meus autores preferidos. Por esse motivo sempre espero ansioso cada novo trabalho seu, o que geralmente acontece a cada dois anos. O lançamento da vez é Adultério, um livro que se propõe a tratar de temas espinhosos como relações extraconjugais e depressão. Hoje falarei de minha experiência ao lê-lo.


Seu nome é Linda. Ela tem 31 anos, 1,75 metros de altura, 68 quilos e se veste com as melhores roupas que o dinheiro pode comprar. Está acostumada a despertar o desejo dos homens e a inveja das mulheres. É casada com um homem maravilhoso, apaixonado e dono de um respeitável fundo de investimento, o que o torna uma das 300 pessoas mais ricas da Suíça. Para completar, Linda tem dois filhos a quem ama muito, um emprego como jornalista em um conceituado jornal e mora em Genebra, uma das cidades mais seguras do mundo. Para muitos a vida perfeita, mas não para ela.

 A cada manhã, quando abre os olhos para este mundo ideal com quem todos sonham e poucos conseguem conquistar, tudo que Linda deseja é poder fechá-los outra vez e voltar para a cama. Ela ama a vida que leva. O problema é que tudo parece sempre muito igual, sem desafios, sem riscos. Como se o tempo tivesse parado desde que casou.

Dividida entre o terror que tudo mude e o terror de que tudo continue da mesma forma pelo resto de sua vida, as coisas mudam quando Linda precisa entrevistar um ex-namorado do ensino médio. Jacob agora é um político em ascensão, um homem de família, casado com uma professora. Mas isso não impede que algo aconteça entre eles. Ele a beija e Linda se vê feliz depois de muito tempo. Ela estava fazendo algo errado, transgredindo as regras de seu mundo perfeito, e como isso sente uma coragem revigorante.

Linda queria sair da rotina, viver uma aventura que desse um pouco de emoção aos seus dias. Mas talvez não seja isso que Jacob também busca. De repente tudo ganha um novo sentido. Ela finalmente tem um desafio! E dessa forma irá fazer de tudo para conquistar essa antiga paixão, nem que para isso precise descer no mais fundo dos poços.

 “Centenas de anos parecem ter se passado naquele pouco tempo em que o beijei. Nossos rostos se afastam lentamente, ele acaricia minha cabeça com doçura, olhamos bem fundo nos olhos um do outro.
E reencontramos o que estava ali havia menos de um minuto.
Tristeza.
Agora somada a estupidez e a irresponsabilidade de um gesto que – pelo menos no meu caso – irá agravar tudo.
Pág. 52


* * *

Para mim é sempre um grande prazer ter um livro do Paulo Coelho em mãos. A forma como o autor escreve, usando na maioria das vezes o cotidiano como base e levando o leitor a refletir e questionar, sem soar como livrinho de autoajuda me agrada profundamente.

Em Adultério temos todos esses elementos. O autor mergulha fundo na vida aparentemente perfeita de uma mulher que conquistou tudo, mas ainda assim está sempre infeliz. Através dos questionamentos de Linda o autor aborda temas como depressão, rotina e traição. Algumas passagens são de parar, fechar o livro e se deixar levar pelo que se está lendo.

Achei também interessante o retrato que o autor pinta da Suíça. Nada do país famoso pelos queijos, relógios, chocolates e bancos prontos para receber dinheiro desonesto. Ele vai muito mais fundo e nos mostra um povo orgulhoso, que não está nem um pouco interessado na vida pessoal de seus políticos, mas apenas no que eles têm a oferecer em prol de seu país. Uma nação que muda de presidente a cada ano e que considera a corrupção como um mal altamente combatível. Mas que não está aberto a mudanças radicais e nem a abrir mão de seus estereótipos.

Contudo, esse nem de longe é meu livro preferido do autor. Minha principal insatisfação pode ser facilmente creditada a protagonista. Nossa, a Linda me deu uma preguiça tão grande. Pensem em uma pessoa que a todo o momento diz ter uma vida perfeita, mas logo em seguida declara que está infeliz. E o pior é que esse lenga lenga se estende por praticamente todo livro. Tive muita raiva também das situações as quais ela se rejeita para buscar sua tão almejada felicidade. Algumas passagens chegam a ser física e moralmente degradantes.  


Então, se você é fã do autor, certamente irá querer esse livro. Mas se ainda não o conhece e pretende ler algo dele, recomendo que comece por outro. Enfim, se alguém aqui já o leu, por favor conte-me o que achou.

9 comentários:

  1. Olha Jeferson, tenho grande vontade de ler os livros do Paulo Coelho mas não esse. Primeiro que o tema não me atrai tanto, segundo que todas as opiniões que vejo são parecidas com a sua. Acho que essa protagonista também me deixaria com preguiça, não aguento gente que fica perseguindo a felicidade absoluta quando não consegue valorizar as pequenas coisas. Enfim, ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,

      Ah, que bom que você tem vontade de ler esse autor. Gosto muito da escrita do Paulo Coelho, ele é um cara fantástico. Para mim esse livro não funcionou, mas ele tem outros bem melhores. Espero que você encontre um e se identifique.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Ei Jeff

    Não suporto Paulo Coelho hahaha, tem anos que não leio nada dele, acho tudo um blablabla pseudo auto-ajuda sem sentido. :P
    Mas, a séculos atrás, eu li e gostei de Brida e de O diário de um mago, O Alquimista nem tanto, mas deve ser mais pq tinha o lado fantasia por trás kkkkkk.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,

      Ah, fala assim não. Eu amo o Paulo Coelho, é um dos meus autores preferidos e sempre que ele lança algo corro pra ler. Esse não funcionou tanto, mas é um caso a parte. Mas tem muita gente que não curte mesmo.

      Abraços!!!

      Excluir
  3. Oi Jeff!

    Não li nada do autor ainda (não me mate), mas minha mãe tem esse livro e já cogitei lê-lo, até porque ela amou e vive me recomendando. Mas fiquei com preguiça dessa Linda só de ouvir você a descrevendo kkkk não tenho paciência pra personagens assim não!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy,

      A Linda é daquelas protagonistas que dá preguiça mesmo. Morria de raiva dos devaneios dela enquanto lia. Mas quando puder leia algo do Paulo Coelho sim. Considero um excelente autor.

      Abraços!!!

      Excluir
  4. Gosto muito do autor Paulo Coelho. Já li o Alquimista dele e é maravilhoso, fantástico. Pra quem não conhece o autor acho que é um bom começo. Já este, ainda não li, mas está na minha lista.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,

      Também gosto bastante dele. É um dos meus autores preferidos. O Alquimista é lindo mesmo, um dos meus preferidos. Quando você ler esse me conta o que achou.

      Abraços!

      Excluir
  5. Hey ;;

    Ah, gosto muito do Paulo, já li vários livros dele só que pra mim esse livro foge muito do que ele costuma fazer. Não tem aquele grande encinamento e realmente a protagonista é muito cansada. A única parte que me pareceu bem a cara do Paulo foi o voo com a águia.
    Fica bem ;)

    ResponderExcluir

Olá, obrigado pela visita!!!