Novo design é assinado pela Agência Woau! Resenha - Veneno Filmes - X-men - Clube de compras Dallas Resenha - Feita de fumaça e osso
2

[RESENHA] DIAS DE SANGUE E ESTRELAS - LAINI TAYLOR



Título Original: Days of blood and starlight
Série: Feita de Fumaça e Osso
Autor: Laini Taylor
Ano: 2013
Gênero: Fantasia
Editora: Intrínseca
Número de páginas:  448
Nota pessoal:  5/5

“Akiva deveria ter morrido aquele dia, assim como ela. Eles tinham, sim, cometido traição; o amor dos dois, os planos que nutriam e, o pior de tudo, a tola compaixão dela, ao salvar a vida do anjo não só uma mas duas vezes, para que ele pudesse viver e se tornar o que se tornara. O Príncipe dos Bastardos, como o chamavam, entre outros nomes. Thiago fizera questão que ela soubesse de todos – Senhor dos Ilegítimos, Ruína das Feras, Anjo da Aniquilação. Por trás de cada nome, a acusação velada: Culpa sua, culpa sua.”  Pág. 60

Adorei Feita de Fumaça e Osso. O primeiro livro da trilogia criado pela Laini Taynor me surpreendeu por seguir um caminho diferente da maioria dos YA sobrenaturais que vemos por aí, não focar exclusivamente no romance e pela mitologia. E o melhor de tudo é que na sequência a autora não perde a mão. Confiram o que achei de Dias de Sangue e Estrelas.


Karou tem 17 anos e estuda Arte em Praga. E isso é basicamente tudo que existe de normal em sua vida. Seus cabelos sãos azuis e nascem naturalmente assim, ela tem vários tatuagens pelo corpo e de algumas nem lembra de ter feito. Não conheceu sua família e foi criado por um grupo de quimeras, seres metade humano, metade animal. Brimstone, Kishmish, Issa, Yasri e Twiga a acolheram e cuidaram dela, e em troca Karou realiza algumas missões para Brimstone. Ela viaja o mundo através de portais, recolhendo dentes e os levando para ele, embora não saiba para que servem. Até que um dia as portas para o mundo dos quimeras sãos destruídas e ela fica de fora. Akiva, um anjo da casta das Serafins, tenta matá-la. A partir daí sua vida nunca mais será a mesma novamente.

A partir daqui contém SPOILERS para quem ainda não leu o primeiro volume da trilogia. Para saber mais sobre o primeiro livro clique AQUI!

Karou agora sabia a verdade. Dezoito anos antes ela havia morrido. Brimstone a ressuscitara em segredo, lhe dera uma vida humana, e ela a viveu, sem saber da que tivera antes. Até que partiu o osso da sorte. Agora sua vida como Madrigal se entrelaçava a sua existência como Karou, ambas vidas repletas de morte e perdas. E em seu amago ela sabia que desencadeara tudo aquilo. Ela amara o inimigo e o salvara. Ela libertara Akiva. E em troca ele destruíra sua vida. Uma cruel e amarga devastação causada por anjos. Se tivesse outra oportunidade, não o pouparia novamente.

Akiva está devastado. Ele retorna a Eretz, nem morto, nem preso, mas sem Karou. Ainda é um soldado dos Ilegítimos e herói da Guerra Quimérica, o célebre Ruína das Feras. Mas já não sabe qual seu papel na ordem das coisas. Será que Hazael e Liraz, seus irmãos, o aceitariam de volta ou o delataria a seus superiores? A verdade é que nada mais importava, vergonha e pesar lhe dominavam. A infelicidade o consumia.

Sentindo-se culpada pela devastação de seu povo, Karou assume a posição que pertencia a Brimstone e se torna a ressureicionista. Ela não tem outra alternativa senão unir-se a Thiago, General dos Quimeras e responsável  por sua execução no passado. Juntos eles começam a criar um exército de feras em uma terra desértica. Dor, almas e dentes são o preço de cada novo soldado. Um preço pequeno a pagar pela única forma de resistir à tirania dos anjos. 

Já Akiva não deseja mais lutar. Em todo reino anjos começam a questionar a legitimidade da guerra que lutam. Estão cansados de massacrar quimeras inocentes, idosos, mulheres e crianças. E são neles que Akiva enxerga a oportunidade de criar uma oposição. Ele ousa mais uma vez sonhar com um mundo melhor. Um mundo onde seus pecados pudessem ser redimidos, onde a esperança pudesse tornar a surgir...

Enquanto isso Zuzana procura por qualquer pista que possa leva-la a amiga desaparecida. Ao encontrar o menor indício do paradeiro de Karou, parte com o namorado Mik em seu encalço. Mas ela nunca poderia imaginar a extensão do problema no qual está prestes a entrar...

Em lados opostos de uma guerra que já dura séculos, Karou e Akiva assumem seus papéis na ordem das coisas e abraçam seus fardos. Ambos lutam por sobrevivência e redenção. Mas haverá esperança depois de toda devastação causada pelo amor deles?

“O que soava em sua mente era uma voz que ele ouvira uma única vez: É a vida a única capaz de crescer e preencher mundos. Ou temos a vida como mestre, ou a morte. Quando Brimstone dissera essas palavras, não significaram nada para Akiva. Agora ele entendia. Mas como pode um soldado mudar de mestre?
Como alguém que empunhava duas espadas podia ter esperanças de evitar que sangue fosse derramado?”  Pág. 124


* * *

A autora é muito inteligente e seu enredo não para de surpreender. Gostei da evolução da história, das mudanças de cenários e dos dilemas dos personagens.

Karou está devastada e perdida. Toda sua família foi morta e para piorar ela teve que se unir ao maligno Thiago na batalha contra os anjos. O sofrimento da moça chega a ser palpável. Por um lado ela deseja o perdão dos quimeras e trabalha sem reclamar na reconstrução de sua raça. Mas teme o que Thiago pode fazer com o poder que dia após dia ela entrega em suas mãos. No outro extremo da batalha temos Akiva. Cansado da guerra, tudo que ele deseja é parar a matança de inocentes. Mas a fúria do Imperador dos anjos é implacável e a campanha do Lobo Branco apenas incita mais violência. 

Parece não haver mais esperança para o amor de Akiva e Karou. O livro é quase nulo de romance. Algumas pessoas podem até estranhar, mas eu adorei essa parte, afinal sobrou mais espaço para a guerra, hehehe. E sim, essa já é outro ponto positivo para a autora. Ela não enrola e esse segundo volume é repleto de batalhas e ação. Os cenários são os mais diversos: seja no mundo humano, em terras quiméricas ou angelicais, o pau quebra. 

Muitos personagens secundários ganham destaque. Entre os anjos temos Hazael e Liraz. Foi interessante conhecê-los melhor e saber a origem do laço que os une a Akiva. Ziri é outro que merece menção. Ele é um dos poucos quimeras que não julgam Karou a primeira vista, além de ser corajoso e leal. Mas quem rouba a cena mesmo são Zuzana e Mik. Em meio a toda tensão da guerra, eles dão uma leveza inacreditável ao livro. Além de serem um casal super fofo, compensando um pouco a falta de romance entre os protagonistas.

A mitologia continua ótima. Grande parte dela já foi revelada no primeiro volume, mas aqui continuamos a saber mais sobre anjos e quimeras, suas raças, hierarquias, cidades e sobre a rivalidade que já dura séculos. A magia e seu uso, envolvendo um pagamento em forma de dor, também é pra lá de interessante. Algo que não vemos todo dia. Ah, e estejam preparados para as reviravoltas, pois a autora garante muitas!

Para quem busca uma fantasia diferente, que vá além dos clichês já comuns ao gênero, essa é uma excelente pedida. Mais que recomendado!


Trilogia Feita de Fumaça e Osso:

Livro 01
 - Feita de Fumaça e Osso
Livro 02 - Dias de Sangue e Estrelas
Livro 03 - Sonhos com Deuses e Monstros (Lançamento previsto para Janeiro de 2015)
 
Interligado:
  •  Noite de Bolo e Marionetes

2 comentários:

  1. Em primeiro lugar, Jeferson, preciso dizer que AMEI o novo layout! Ficou lindo demais! *-* Parabéns!

    Fico cada vez mais curiosa pra conferir essa história, e seus comentários sobre o segundo volume me fazem acreditar que foi escrita pra mim. [rs] Quando sair o terceiro volume compro a trilogia e leio de uma vez só. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabis,

      Ah, que bom que curtiu o novo layout! Ele tá quase finalizado e estou amando também. Lindo. E o melhor, tem um dragão, hehehehe.

      Sobre a trilogia, se prepare, pois o terceiro volume sai no comecinho de 2014. Estou ansioso. Obrigado!

      Abraços!!!

      Excluir

Olá, obrigado pela visita!!!